Énois marca presença na Blue Zone da COP30, em Belém (PA)

A Énois marcou presença na Blue Zone da COP30, em Belém (PA), levando para o centro das negociações globais um debate que nasce dos territórios. No painel Food, Climate and Territory: Building Resilient Food Systems for Climate Adaptation, realizado no Regional Climate Foundations Pavilion, nossa gerente do Laboratório de Comunicação, Jessica Mota, apresentou a abordagem do Prato Firmeza Amazônia reforçando que a cultura alimentar é identidade, tecnologia e estratégia de adaptação climática.

O Prato Firmeza mostra que a adaptação climática já acontece nas cozinhas e saberes que sustentam a vida na Amazônia. Essa perspectiva se somou às contribuições da Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), do Instituto Comida do Amanhã, do Pacto Contra a Fome Brasil e do Rabobank América do Sul, que moderou a conversa.

Durante o debate, foi potente observar como diferentes frentes dos sistemas alimentares, mesmo com trajetórias diversas, convergem em um ponto comum: fortalecer a sabedoria dos territórios e reconhecer que soluções de adaptação climática já existem e nascem das comunidades.

Jéssica também ressaltou como comunicação, educação e cultura são ferramentas capazes de gerar engajamento social profundo e ampliar políticas públicas que apoiem alimentos produzidos nos territórios, com justiça social, nutricional e climática.

Ao levar o Prato Firmeza Amazônia para a Blue Zone, reafirmamos nosso compromisso com uma comunicação que fortalece territórios e coloca as histórias da Amazônia no centro do debate sobre o futuro dos sistemas alimentares.